domingo, 9 de abril de 2017

Notícias do Fim do Mundo



Quem tem o costume de ler essas mal traçadas linhas sabe que eu gosto de coincidências. Talvez eu tenha dito que gosto de padrões matemáticos, porém o que são eles se não coincidências numéricas? De qualquer forma coisas "estranhas" sempre precedem grandes acontecimentos.
Por exemplo, em 18 de Junho de 1940, o general francês Charles De Gaulle, fugido das invasões nazistas, foi para Inglaterra e foi recebido por Churchill, lá fez uma transmissão de rádio admitindo que a França havia perdido a batalha, mas não a guerra, a coincidência está no fato de, nessa mesma data, 125 anos antes, Napoleão perdia a batalha de Waterloo.
A vida está cheia de coincidências, e eu sempre acho que são uma espécie de preságio, talvez eu seja um pouco superticioso (e também sou botafoguense, seria isso um presságio?).
Por exemplo o "milagre" do sangue de São Gennaro, em que em o sangue seco do santo se torna líquido em três datas distintas desde 1389. Às vezes que isso não aconteceu, foram prenúncios de grandes catástrofes, como em 1527 quando milhares de pessoas morreram pela praga, e em 1939, ano que se iniciou a segunda guerra mundial. Em 16 de Dezembro de 2016 o "milagre" não ocorreu, e as bocas começaram a falar que era o prenúncio de um 2017 amaldiçoado, será?
Em 18 de Fevereiro deste ano, Trump falou sobre um ataque acontecido na Suécia no dia anterior (17 de Fevereiro, sexta feira), ele foi ridicularizado, obviamente, afinal nenhum ataque terrorista havia sido feito contra a Suécia. Pois bem, em uma outra sexta feira, 49 dias depois, um ataque terrorista acontece em Estocolmo. Que coincidência, não?
E os ataques à Síria? Todos sabem que Trump durante sua campanha fazia um apoio "velado" à Bashar Al-Assad, assim como Putin. Nessa mesma época, Turquia e Rússia estavam no auge de suas tensões. Caças russos derrubados na Síria por turcos, embaixador Russo morto por radical turco... Enfim, conflitos geopoliticos.
De repente um ataque químico, supostamente orquestrado por Assad muda tudo. Trump, quase sempre favorável a Putin e Assad, ordena o bombardeio com mais de 50 Tomahawk contra às bases de Assad, dando uma reviravolta no contexto das relações internacionais, mudando tudo. Coincidência ou não, os especialistas que afirmaram se tratar de gás tóxico Sarin, foram turcos. Que estranho...
A verdade é que sou aficionado por essas coisas, a mim, me parecem, prenúncios do caos. Gosto de falar para as pessoas prestarem atenção nas "estranhezas" econômicas, sociais e políticas, gosto de instigar isso nelas porque sinto que temos uma memória muito curta, somos bons para captar mensagens curtas e rápidas, ter raciocínio de tomada de decisão imediatas e facilidade em tirar conclusões enormes em pequenos textos (vide tweet), mas isso também faz com que esqueçamos os pormenores escondidos e misteriosos que nos rodeiam. Apenas um conselho, precisamos ficar atentos a essas notícias do fim do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário