Eu tenho um amigo que diz que se alguém chamar você de cavalo uma primeira vez, você deve ignorar, na segunda vez, refutar e na terceira vez, sair e comprar ferraduras. Acho que no fundo ele está certo. A teimosia é algo que nos acompanha e na maioria das vezes nos prejudica. Mas às vezes teimosia pode se confundir com determinação. Você pode se perguntar como isso é possível? Mas sim, teimosia se confunde com determinação diversas vezes.
Quando eu era adolescente, eu treinava artes marciais. Comecei a treinar com dezessete anos e foi o único esporte que eu era realmente bom. Claro que eu nunca tive qualquer pretensão em viver com artes marciais, mas aquilo era uma paixão para mim. Na academia fiz grandes amigos, e o melhor de tudo, conheci minha esposa no tatâmi, ela era filha do mestre (olha que prova de coragem). Meu cunhado foi o meu maior algoz, eu nunca apanhei tanto na vida quanto apanhei dele (e da minha boca ele nunca vai ouvir isso). Apenas posso dizer que o meu cunhado foi meu maior professor, não há nada que ensine tanto como "porrada", seja na vida, seja na luta.
Nossos treinos mais pesados eram aos sábados, e a cada sábado eu saia da academia repetindo a mim mesmo "eu nunca mais volto, eu lá sou masoquista para gostar de apanhar assim?" Mas lá estava eu segunda feira de novo... Sim eu era teimoso (ou determinado). Eu e ele somos amigos, pelo menos eu assim o considero, e com certeza meu cunhado foi o melhor artista marcial que eu já vi lutar. De certa forma ele me ensinou a ser "teimoso" e a levantar após cada knockout.
Porém chega um tempo na vida do homem que ele tem que fazer escolhas. Meu cunhado optou pela mesma carreira do pai dele, viver de artes marciais, eu, por outro lado, segui a faculdade e um emprego "estável". Meu cunhado passou muitos anos travando uma batalha feroz para se manter com essa carreira de lutador, eu, como bom conselheiro, apenas dizia que ele "devia deixar essa coisa para lá que não daria em nada e arrumar um emprego".
Mas ele era "teimoso". Não desistia, às vezes tirava do próprio bolso para manter sua academia funcionando. Nos períodos de férias era sempre uma pindaíba, os alunos trancavam as matrículas, mas o aluguel continuava. Eu e minha esposa víamos o sofrimento dele, mas eu sempre dizia que ele devia "parar com aquela coisa e arrumar um emprego descente". Eu dizia à minha esposa " seu irmão não toma jeito". A mãe dele pedia para eu conversar com ele, dizendo que ele precisava de conselhos, que estava com essa coisa de academia e não dava dinheiro, eu falava, porém ele era muito teimoso.
A coisa piorou quando a namorada dele engravidou, aí eu apenas murmurei "e agora? O que ele vai fazer?". Eu achei que ele finalmente ia deixar aquela brincadeira de lado e ia tomar rumo na vida, afinal estava vindo um bebê. Que nada, eu já estava querendo comprar um par de ferraduras para ele.
Ele continuou naquela coisa de luta. Eu apenas dava de ombros, falava com minha esposa que eu achava que ele havia perdido a cabeça. A teimosia dele o levaria à ruína, não tinha o que fazer. Um homem teimoso está fadado ao fracasso.
Então veio a crise, a academia esvaziou, as contas chegaram, o bebê nasceu... Tudo junto... e agora? Meu cunhado estava passando um aperto financeiro, sua esposa perdeu o emprego e a academia não rendia. Olha onde a teimosia leva...
Então, um Sheik dos emirados veio ao Brasil. Faria uma seleção dos melhores lutadores para levar para os EAU (Emirados Árabes Unidos) para serem professores das forças armadas. Meu cunhado se mandou para o Rio de Janeiro, local das seletivas. Em meia hora ele chocou (positivamente) a todos com sua técnica (o bicho era bom de porrada). Poucas semanas depois ele tinha uma passagem para Dubai, casa, comida e transporte por conta do Sheik, e o melhor, um excelente salário. Ele está feliz da vida com sua família em Dubai, e eu, estou tentando sobreviver à crise, matando um leão por dia para manter o emprego... Que bichinho teimoso...
Parece até um conto, mas nós que acompanhamos sabemos que e verdade.
ResponderExcluirÉ uma linha tênue o que é teimosia e o que é determinação.
Você é determinado.
Resta saber quem foi o teimoso e o determinado da história, eu ou ele.
ExcluirKkkkkkkkkk
ResponderExcluirParece um conto mesmo!!! Vc é um ótimo escritor!
ResponderExcluirQue história incrível! Amei!💙
ResponderExcluirHistória do meu cunhado, no final, quem teve que comprar a ferradura fui eu... :/
ExcluirParabéns Thiago! Muito legal seu texto! Abraços.
ResponderExcluirFala Mário, obrigado! Abraço.
ExcluirNão consigo parar de ler! Muito show meu camarada.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFiquei aqui torcendo pelo seu cunhado aqui enquanto lia a história! Rsrsrsr
ResponderExcluirHuahahahsh vc é tendenciosa Cunhadinha kkkkkkkkk
ResponderExcluir